Bases Digitais








As Bases de Dados Digitais foram criadas com o propósito de disponibilizar, em um único site, centenas de revistas científicas, e-books, jornais e monografias evitando o desperdício de tempo por parte do pesquisador.




É importante lembrar que todas as publicações disponíveis em Bases de Dados estão respaldadas por qualidade e originalidade, devido aos criteriosos processos de seleção.
(TEIXEIRA, Marcelo Votto).


Conheça todas as bases de dados oferecidas à Comunidade Acadêmica da Unifesp. Sejam elas da própria Unifesp ou assinadas por ela.

________________________________________________






Cengage



Com 36 selos editoriais e marcas e mais de 100 anos de história, a Cengage está presente em mais de 140 países, com centros de desenvolvimento de conteúdo nos cinco continentes. Conta com um vasto catálogo de conteúdo com mais de 100 disciplinas e quatro mil áreas de desenvolvimento.


A Unifesp disponibiliza para a sua comunidade 11 bases de dados da Cengage:


British Library Newspapers 1800-1900

A British Newspapers 1800-1900 é uma coleção digital histórica de jornais britânicos. Com uma nova plataforma de pesquisa que faz a busca em todo o texto oferece acesso com ferramentas de visualização de imagens que permite a descoberta deste valioso arquivo histórico e cultural. Além disso, encontram-se nessa base ensaios recomendados e materiais de contexto e análise escrito por estudiosos especialistas destinados a ajudar utilizadores não especialistas e estudantes.

19th Century British Library Newspapers

19th Century Jornal British Library contém tiragens de influentes jornais nacionais e regionais que representam diferentes segmentos políticos e culturais da sociedade britânica do século 19.

NewsVault

NewsVault proporciona a experiência da pesquisa cruzada para explorar a coleção de jornais históricos da Gale. Com o poder de busca de mais de 10 milhões de páginas fac-símiles digitalizadas, Gale NewsVault fornece uma janela sem precedentes para o passado.

Arab-Israeli Relations, 1917-1970: The Middle East Online, Series 1

The Middle East Online, Series 1 oferece uma ampla gama de materiais de fontes originais sobre as relações árabe-israelenses desde a Declaração Balfour de 1917 até a guerra de Setembro Negro de 1970-1. Dentre os materiais oferecidos pela base estão cartas, atas, relatórios, mapas, selecionados pelo Dr. Eugene Rogan, Diretor do Centro do Oriente Médio da Universidade de Oxford - a partir de documentos de fonte primária do Arquivo Nacional de Londres.

Iraq, 1914-1974: The Middle East Online, Series 2

The Middle East Online, Series 2 é um recurso essencial para a compreensão contemporânea do Iraque moderno. Esta base de documentos de fontes primárias oferece registros de primeira mão do governo no período desde o desmantelamento do Império Otomano, a criação do novo estado, até a ascensão de Saddam Hussein em 1974. Principais questões estratégicas e declarações de políticas constam no seu acervo, revelando o funcionamento interno de administração, relações internacionais e tratados, a importância do petróleo, e todos os assuntos de importância local e regional.

Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive

Slavery and Anti-Slavery é uma coleção dividida em quatro partes dedicada à história transatlântica da escravidão. Estão inclusos livros, manuscritos, arquivos oficiais e publicações seriadas. A primeira parte documenta os debates sobre a escravidão e sua abolição nos EUA, seu envolvimento com o Reino Unido e outros países europeus, Caribe, América Latina e África. As próximas publicações serão: Comércio de Escravos nas Américas, A Instituição da Escravidão e a Era da Emancipação. Uma vez concluída, a coleção incluirá mais de 5 milhões de páginas.

17th and 18th Century Burney Collection

Os jornais e panfletos de notícias recolhidas por Charles Burney (1757 - 1817) representam a maior coleção dos séculos 17 e 18 da imprensa inglesa. Publicadas na sua maioria em Londres. No entanto, existem também alguns papéis das províncias inglesas, irlandesas e escocesas, e alguns das colônias americanas, da Europa e da Índia. A base disponibiliza conteúdo raro nas áreas de Educação, Política e Economia.

The Economist Historical Archive 1843-2006

The Economist Historical Archive 1843-2006 ('EHA') é coleção completa da revista The Economist. Periódico semanal de leitura essencial para qualquer um envolvido na política com assuntos atuais e todos os aspectos do negócio e do mundo da Economia. Em 8000 artigos e mais de 600.000 páginas, EHA oferece imagens coloridas, índices de pesquisa múltipla, tópicos e suplementos de áreas e pesquisas, em conjunto com uma galeria de capas e uma seleção de quadros financeiros que podem ser baixados e pesquisados. Em geral, é uma fonte inigualável multidisciplinar primária de pesquisa.

The Making of the Modern World

Base de dados que disponibiliza para pesquisa, em 11,5 milhões de páginas, o texto completo de mais de 61 mil obras e 466 periódicos. Essa é uma vasta coleção on-line, que apresenta a digitalização do conteúdo de duas das mais aclamadas bibliotecas do mundo acadêmico: The Goldsmiths' Library of Economic Literature, do acervo da biblioteca da Universidade de Londres e The Kress Collection of Business and Economics, da Escola de Negócios de Harvard. Oferece visão abrangente de teorias, hábitos, costumes da economia e negócios no Ocidente entre os séculos XV e XIX.

British Literary Manuscripts Online

British Literary Manuscripts Online é uma coleção de manuscritos digitalizados de autores britânicos. Ele contém poemas, peças de teatro, romances, diários, revistas, correspondência e outros papéis de grandes coleções de bibliotecas, reproduzidos em fac-símile que pode ser pesquisado através de informações descritivas detalhadas.

19th Century UK Periodicals

19th Century UK Periodicals [Jornais britânicos do século 19] é uma serie multi-parte com os eventos, vidas, valores e temas que formaram o mundo do século 19. Os conteúdos provêem dos acervos da British Library, da National Library of Scotland, da National Library of Australia e outras reconhecidas fontes do mundo.



Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP, acessando a página da Biblioteca de GuarulhosPara utilizar as bases da Cengage em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui

________________________________________________










A Economatica é referência no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos. Desde sua fundação em 1986, a empresa mantém 100% de seu foco na coleta e gerenciamento de bases de dados de altíssima confiabilidade, bem como no desenvolvimento contínuo de ferramentas de análise de alta performance.



Por meio do Sistema Economatica, são oferecidas informações sobre os mercados de capitais das principais economias da América Latina e dos Estados Unidos, permitindo o acesso a base de dado, tabelas, varreduras e médias, gráficos, otimização de carteiras, simulação de carteiras, lâminas, explosão de carteiras de fundos-de-fundos.




Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido somente dentro da UNIFESP. Para utilizar, você deverá informar o seu e-mail, não há necessidade de cadastro.
________________________________________________









É uma base de enciclopédias e fontes de referência especializada em pesquisas multidisciplinares. As pesquisas podem ser realizadas por publicação ou pelo assunto em listas de preferência ou buscas livres.


Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP sem restrições. Para utilizar a Gale em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui.
________________________________________________









O JSTOR (acrônimo para Journal Storage) é um sistema online de arquivamento de periódicos acadêmicos sediado nos Estados Unidos, fundada em 1995. JSTOR foi originalmente fundada pela Fundação Andrew W. Mellon, mas  atualmente faz parte da ITHAKA, uma organização sem fins lucrativos que também inclui o Artstor, Ithaka S + R e Portico.



O JSTOR fornece acesso a mais de 12 milhões de artigos de periódicos acadêmicos, livros e fontes primárias em 75 disciplinas.


Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP sem restrições. Para utilizar a Jstor em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui
________________________________________________










A Knovel, com sede em Nova York, foi fundada em 2001 e era uma empresa independente até ser adquirida pela Elsevier em 2013. A empresa fornece uma biblioteca on-line focada em tópicos de engenharia, tabelas e bancos de dados (desde mecânicos a propriedades químicas), análise e busca de dados.



Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP sem restrições. Para utilizar a Knovel em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui
________________________________________________




A Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP (CRBU) assinou a base de e-books “Minha Biblioteca”. 


Desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para instituições de ensino superior, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos.


Formada por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, basta que haja acesso à internet.

Com um amplo acervo multidisciplinar, são milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

São mais de 8.000 livros eletrônicos, em português, nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo como principais editoras: Saraiva, Atlas, Manole, ArtMed, Grupo GEN, Bookman, Zahar, Érica, Forense, Guanabara Koogan, Cengage Learning, AMGH, LTC, Autêntica, Método, Penso, Roca, Santos, Artes Médicas, Amarilys, Minha Editora. 


Acesso disponível no site: www.biblioteca.unifesp.br

IMPORTANTE: o acesso aos e-books é liberado em até 24 horas depois do primeiro acesso (login na base). Caso depois desse prazo o acesso ainda não estiver liberado, procure sua Biblioteca do seu campus para verificar o caso.


Opção: "Minha Biblioteca", utilizando o mesmo usuário e senha do Meu Pergamum. 
________________________________________________





O OnePetro é uma biblioteca on-line de literatura técnica para a indústria de exploração e produção de petróleo e gás. Com contribuições de 21 parceiros de publicação e acesso a mais de 200.000 itens, o OnePetro é o recurso definitivo em petróleo e gás.




Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP sem restrições. Para utilizar a OnePetro em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui

_______________________________________________










A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira.


O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.


O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.


Acesso: Acesso remoto via CAFe
________________________________________________













Reúne os periódicos publicados pela Unifesp. 




Acesso: aberto.
________________________________________________











A ProQuest LLC é uma empresa global de conteúdo e tecnologia da informação com sede em Ann Arbor, Michigan, fundada em 1938 como Microfilmes Universitários por Eugene B. Power.  O seu conteúdo e tecnologias de informação inovadoras aumentam a produtividade de estudantes, acadêmicos, profissionais e das bibliotecas que os servem.




A Unifesp assinou a Base Proquest para a sua comunidade, permitindo pesquisas em 13 bases de dados:




Applied Social Sciences Index & Abstracts (ASSIA)‎ (1987 - atual)
Área temática:‎ Ciências sociais
ASFA: Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts‎ (1971 - atual)
Áreas temáticas:‎ Recursos aquáticos, Ciência & Tecnologia
Business Premium Collection (1971 - atual)
Área temáticas:‎ Negócios.

Contempla as coleções:

     ABI/INFORM Collection (1971 - atual)

     Accounting, Tax & Banking Collection (1971 - atual)

     Asian & European Business Collection (1971 - atual)

     Business Market Research Collection (1986 - atual))

     Business Video Database

     Entrepreneurship Database

     J.P. Morgan Research (2011 - atual)


Early Modern Books
Áreas temáticas:‎ Literatura & Idioma


Ebook Central
Área temática:‎ Multidisciplinar


ERIC‎ (Educational Resources Information Center) (1966 - atual)
Áreas temáticas:‎ Ciências sociais e Educação


International Bibliography of the Social Sciences (IBSS)‎ (1951 - atual)
Áreas temáticas:‎ Negócios , Ciências sociais


Library & Information Science Abstracts (LISA)‎ (1969 - atual)
Áreas temáticas:‎ Ciência da Informação, Ciência & Tecnologia , Ciências sociais


National Criminal Justice Reference Service (NCJRS) Abstracts Database‎ (1975 - atual)
Áreas temáticas:‎ Direito e Ciências sociais


PTSDpubs‎ (1871 - atual)
Áreas temáticas:‎ Ciências sociais , Saúde & Medicina


Sociological Abstracts‎ (1952 - atual)
Área temática:‎ Ciências sociais


Sports Medicine & Education Index‎ (1970 - atual)
Áreas temáticas:‎ Ciência & Tecnologia , Ciências sociais , Saúde & Medicina


Technology Collection‎ (1962 - atual)
Áreas temáticas:‎ Ciência & Tecnologia

Acesso: Reconhecimento de IP. O acesso é permitido dentro da UNIFESP sem restrições. Para utilizar a Proquest em casa, é necessário usar a VPN da Unifesp. Saiba como aqui.
________________________________________________






É o sistema de informação de acesso à produção intelectual da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Um projeto da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP (CRBU).


Acesso: aberto. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário