terça-feira, 28 de março de 2017

Como reservar livros da Biblioteca

Quer emprestar um livro que nunca está disponível? Veja aqui como reservá-lo!


O sistema Pergamum da Biblioteca permite que nossos usuários façam a reserva de títulos de livros cujos exemplares estejam todos emprestados, possibilitando assim, que aquele aluno que não conseguiu realizar o empréstimo do livro que deseja, faça a sua reserva e possa emprestar também.
Para realizar uma reserva, entre no site http://biblioteca.unifesp.br/ e clique em login.
Clicando em login, irá aparecer a tela de login. Para usuários mais antigos, o usuário é o número do crachá, para os usuários cadastrados a partir de 2016, é o número de CPF. A senha são as 3 primeiras letras do primeiro nome.
Depois de efetuado o login, seu nome aparece numa caixa verde no alto da página. Após o login, digite o nome do livro, o autor dele ou o assunto do livro que deseja reservar.
Após ter realizado a pesquisa, procure pelo livro que deseja reservar.
Notem na imagem acima, no destaque em verde que só é possível reservar livro que pertença ao acervo da Biblioteca de Osasco da Unifesp, que no Pergamum é identificada pelo código BOS. Antes de tentar reservar o livro, é necessário clicar em exemplares (logo abaixo do título da obra que se quer reservar) para ver se efetivamente todos os exemplares estejam emprestados, conforme imagem abaixo.
IMPORTANTE: o sistema só permitirá realizar a reserva se todos os exemplares disponíveis estiverem emprestados. Verificado que todos os exemplares estão emprestados, fechem essa tela e cliquem em reservar.
Após clicar em reservar, irá aparecer a tela abaixo para confirmar a reserva.
Cliquem em confirmar e pronto, seu livro está reservado!! Dessa forma, os próximos alunos que tentarem renovar o empréstimo dos livros serão impedidos pelo sistema, sendo obrigados a devolverem, permitindo dessa maneira que você possa emprestar o livro também. É importante frisar que, dependendo da quantidade de reservas efetuadas, sua reserva pode entrar numa fila de reservas, por isso, pode levar um tempo até que sua reserva seja atendida.
ATENÇÃO: vocês serão avisados que o livro reservado está disponível para empréstimo por e-mail, por isso mantenham seus dados sempre atualizados!!! E a reserva dura apenas 24 horas após a devolução do livro,  se após esse prazo o livro não tiver sido emprestado, o sistema irá encaminhar a reserva do livro para a próxima pessoa da fila de reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário